Controle Postural

“O homem, com suas nobres qualidades, ainda carrega no corpo a marca indelével de sua origem modesta”. (Charles Darwin, 1809-1882, naturalista inglês e autor da Teoria da Evolução)

 

       O controle da postura bípede ereta humana é fruto de uma longa e notável evolução e dependente de um conjunto de informações sensoriais provenientes de diversas fontes espalhadas pelo organismo, mas principalmente informações do sistemas visual, vestibular, proprioceptivo e tátil, de suas interações no interior do sistema nervoso e da integridade neurofisiológica do sistema motor, constituído principalmente pelo sistema músculo-esquelético.

       Estudos recentes sobre os efeitos do aparelho visual e suas interconexões sensoriais sobre a postura, utilizando realidade virtual, encontraram evidências de dois tipos de participação: uma direta, possibilitada pela existência de circuitos neurais e uma indireta, através de interações cognitivas e emocionais ou límbicas.

        Desse modo, é conveniente que sejam apresentados detalhes de cada um dos sistemas participantes do controle postural:

 

  •   Sistema nervoso (central, autonômico e periférico);

  •   Sistemas sensoriais (visual, vestibular, proprioceptivo e tátil);

  •   Sistema motor;

  •   Sistema cognitivo;

  •   Sistema límbico;

para proporcionar um maior entendimento:

        a. dos papéis que cada modalidade sensorial, neural ou motora exerce no controle da postura corporal ;

        b. dos sintomas apresentados pelos pacientes com deficiência nesse controle;

        c. das modalidades terapêuticas aplicadas pelos profissionais especializados no manejo de pacientes com deficiências de controle postural.

       Convém também que se tenham conhecimentos de neuroplasticidade e de sua influência patológica, mas principalmente pelas possibilidades de suas aplicações terapêuticas.

Esta Ilustração demonstra a integração do sistema vestibular ao complexo controle da postura humana através de suas conexões com os centros oculomotores, motores da medula espinal e centrais.

Endereço

Telefone1 : +5516992378888 

Telefone 2: +5516992370309

Emai: narcisapavan@gmail.com

Fale Conosco

© 2013. Narcisa Pavan desenvolvido por Marcos Roberto

  • youtube_icon.png